Portugal está empenhado em tornar-se neutro em carbono até 2050. Existe um verdadeiro desafio em alcançar este objetivo e cumprir os objetivos do Acordo de Paris, no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC).
A Gestene está empenhada e pronta a dar o seu contributo na produção de hidrogénio, um dos combustíveis alternativos do futuro.
A produção de hidrogénio da Gestene é inteiramente gerada a partir de fontes de energia 100% renováveis e está na vanguarda das soluções gás/energia e gás/gás.
O Projeto de injeção de hidrogénio verde na rede de gás natural – Green Pipeline Project – é uma experiência pioneira em Portugal que promove a mudança para uma energia verde, desenvolvida por entidades públicas e privadas, entre as quais a Gestene e a Floene. O hidrogénio armazenado é levado até à estação de distribuição e injetado na rede, abrangendo 80 pontos de consumo.
A cerimónia de inauguração do Green Pipeline Project foi dia 7 de março de 2023, com a introdução da primeira molécula de hidrogénio na rede de gás natural no país, começando com uma mistura de 5 por cento aumentando progressivamente até 20 por cento.